Geral

Perguntas Frequentes Aliexpress

Esse post foi escrito para responder às perguntas frequentes aliexpress que são feitas pelos consumidores da Aliexpress Brasil, por ser o maior site de ecommerce do mundo e estar localizado na China, é normal que os brasileiros tenham muitas dúvidas ao comprar no site.

Pedidos

Como faço um pedido no AliExpress?

Basta acessar o site www.aliexpress.com escolher o(s) produto(s) desejado(s) e clicar no carrinho de compras.  Você deverá fazer o cadastro com seus dados pessoais, escolher a forma de pagamento e entrega. Para saber mais detalhes de como comprar na aliexpress acesse este post.

Qual o significado da mensagem que aparece no status do pedido?

Aguardando pagamento ou Awayting Payment
Significa que que a aliexpress ainda não identificou o pagamento da sua compra.

Aguardando envio ou Awaiting Shipment
O pagamento já foi identificado porém o vendedor ainda não enviou o pedido.

Mercadoria aguardando aceitação ou Goods Awaiting Acceptance
O pedido já foi enviado e a Aliexpress está esperando você confirmar o recebimento.

Processando Fundos ou Fund Processing
Pode ter 2 significados:

  1. Significa que a Aliexpress está liberando o pagamento para o vendedor pois já foi confirmado a entrega e não há problemas com o pedido.
  2. Está sendo processado um reembolso pois foi aberto uma disputa ou por iniciativa do vendedor.

Terminado ou Finished
Serve para indicar que a transação foi concluída, o produto foi recebido e o pagamento foi liberado para o vendedor.

Confirmar Pedido Recebido ou Confirm received order
É utilizado para confirmar o recebimento do pedido e liberar o dinheiro para o consumidor.

Disputa Escalada ou Dispute escalated
Esse status aparece após vc abrir disputa e o vendedor não aceita-la , dessa forma vc ira enviar ao aliexpress para ele resolver.

O que é vendido na Aliexpress?

Por ser o maior marketplace de produtos do mundo ela reune vendedores de todos os tipos de produtos que você imaginar. Os produtos mais vendidos são roupas feminina, masculina, bolsas, sapatos, jóias, relógios, eletrônicos em geral incluindo celulares e peças de computador, maquiagens, brinquedos, etc. Com certeza o que você quer comprar tem na Aliexpress.

Os produtos da Aliexpress são originais?

Por ser uma loja da China existem produtos falsificados mas é possível encontrar também muitos produtos originais e até mesmo iphone. A aliexpress possui uma garantia para proteger o consumidor caso o vendedor anuncie o produto como original e entregue um produto falsificado, nesse caso a empresa fará o reembolso completo do valor pago.

A Aliexpress vende marcas famosas?

Sim, a Aliexpress vende produtos de marcas famosas como bolsas Kipling, Lacoste, Calvin Klein, Armani, Adidas, Hollister e outras de alta qualidade, em alguns casos é quase impossível diferenciar uma réplica de um original. É difícil encontrar essas marcas digitando diretamente o nome pois os vendedores usam siglas para evitar problemas. Para saber como encontrar marcas famosas leia o post que ensina como comprar marcas famosas na Aliexpress.

É possível comprar Iphone original na Aliexpress?

Sim, a Aliexpress vende iphone original mas veja a reputação do vendedor antes de realizar a compra. A loja Sunshine tem ótima reputação na venda de iphones originais. Antes de comprar iphone no aliexpress visite esse post e tire suas dúvidas.

Onde compro camisas de times na Aliexpress?

Muitos vendedores vendem camisas de times de alta qualidade que são replicas quase perfeitas das originais, mas também existem camisas de péssima qualidade. Tome cuidado quando for comprar camisas de time na Aliexpress. Os melhores vendedores oferecem catálogos com as fotos das camisas, basta escolher a camisa e informar a numeração desejada.

Pagamento

Quais as formas de pagamento aceitas pela Aliexpress?

A aliexpress aceita cartão de crédito visa e mastercard, débito online, mercado pago, boleto bancário, transferência internacional western union e Alipay.

A Aliexpress aceita boleto bancário?

Sim, é possível comprar na aliexpress com boleto bancário mas ele deve ser pago no máximo em 3 dias pois após esse período a compra é cancelada. O pagamento por boleto demora até 7 dias ÚTEIS para ser identificado pela Aliexpress e cada compra com boleto tem acréscimo de 0,38% sobre o total a título de IOF.

O que devo fazer se a aliexpress não identificou o pagamento do boleto ?

Se após esperar 7 dias úteis o seu pagamento não foi confirmado é necessário entrar em contato com a Ebanx através do email support@ebanx.com ou do telefone (41) 3232-9913.

O que é Ebanx?

Ebanx é a empresa que processa os pagamentos para a aliexpress realizados pelos consumidores brasileiros. Ela recebe os boletos bancários, converte os valores de reais para dólar através de operações de câmbio e envia os valores para a empresa na China.

O que é o Alipay?

Alipay é o método de pagamento criado pela própria Aliexpress semelhante ao paypal ou pagseguro. Você carrega a sua carteira virtual pagando com a forma de pagamento que desejar e usa o saldo para comprar no site.

Aliexpress aceita Paypal?

Não, ela terminou a parceria com o paypal em 2011 portanto desde aquele ano não é possível comprar na Aliexpress com paypal.

É necessário usar cartão de crédito internacional para comprar na Aliexpress?

Não precisa usar cartão de crédito para comprar na Aliexpress. É possível comprar com boleto bancário, mercado pago, débito online ou mesmo usando um cartão pré-pago.

Como funciona o cartão pré-pago Aliexpress?

cartão pré-pago Aliexpress

A Aliexpress criou um cartão pré-pago pensando nos consumidores que não possuem cartão de crédito. O cartão pré-pago pode ser físico ou virtual e pode ser recarregado através de cartão de débito ou boleto bancário. Para adquirir o cartão é necessário acessar o site www.queromeuprepago.com.br e escolher o valor em USD desejado. Os valores disponíveis variam de $15 USD a $200 USD e no site existe uma calculadora para conversão do valor desejado em reais para dólar e vice-versa.

É vantagem comprar na Aliexpress usando o cartão pré-pago?

Em momentos de grande variação cambial a melhor opção é usar o cartão pré-pago ou o Alipay ao invés do cartão de crédito tradicional, pois se o dólar aumentar você terá uma surpresa na data de fechamento da fatura, o que não acontece no caso do cartão pré-pago ou Alipay, pois você já fez uma recarga e possui um saldo fixo em dólar que não irá variar.

Entrega

Quanto tempo um pedido da Aliexpress demora para chegar no Brasil?

O pedido da Aliexpress pode chegar rápido ou demorar bastante, em alguns casos ele chega em 15 dias mas pode demorar mais de 6 meses, sendo que em média um pedido demora de 45 a 60 dias para chegar. Leia o post quanto tempo um pedido da Aliexpress demora para chegar para saber mais sobre o assunto.

O meu pedido da Aliexpress está demorando muito para chegar, é normal?

Alguns pedidos chegam após 6 meses portanto é normal que alguns pedidos da Aliexpress demorem bastante para chegar, isso não significa que você nunca vai receber o pedido.

Como faço pra rastrear o pedido da Aliexpress?

Acesse o seu painel, selecione o pedido e depois clique em detalhes do pedido. Vai aparecer um quadro com o título informações logísticas com o nome da empresa e o código de rastreamento. Copie o código de rastreamento e pesquise no site de rastreamento dos correios.

O pedido da Aliexpress vem direto para o meu estado?

Não, normalmente as encomendas da aliexpress ficam paradas em Curitiba na Receita Federal para serem fiscalizados antes de seguirem para o estado do comprador.

Por que a minha encomenda da Aliexpress está parada em Curitiba?

Quase todas as encomendas do exterior chegam no Brasil através do centro de tratamento de correio internacional  (CTCI) que fica em Curitiba e trabalha junto com a Receita Federal. A função deles é fiscalizar se as mercadorias podem entrar no Brasil e se necessário tributar a encomenda da Aliexpress. Se o seu pedido está parado em Curitiba há muito tempo é quase certo que ele foi tributado e você deverá pagar imposto.

Garantia

É seguro comprar na Aliexpress?

Tenha em mente que a Aliexpress é tipo um mercado livre portanto existem vendedores bons e ruins. A empresa tem mecanismos para proteger os consumidores dos maus vendedores mas para evitar problemas procure comprar sempre de vendedores confiáveis e de boa reputação. Se você tomar cuidado e fizer algumas verificações básicas toda vez que for comprar você não terá problemas e poderá comprar na Aliexpress com confiança.

Como saber se um vendedor da Aliexpress é confiável?

Para saber se um vendedor da aliexpress é confiável basta seguir esses 4 passos básicos:

  1. Verifique a reputação da lojavendedor aliexpress confiável
  2. Veja a pontuação do produto que deseja comprar
  3. Confira se já foram vendidos muitas unidades dos produtos do seu interesseproduto aliexpress
  4. Leia atentamente os comentários dos compradores

Como funciona a proteção da Aliexpress?

A Aliexpress possui 2 proteções básicas caso o pedido não chegue no prazo estipulado pelo vendedor ou se o produto recebido for completamente diferente do anúncio. O vendedor pode também oferecer o seu dinheiro de volta caso o produto enviado não seja original conforme anunciado. Caso um consumidor tenha problemas ele deve tentar resolver com o vendedor primeiro e caso não tenha sucesso uma disputa deverá ser aberta.

O que é a disputa na Aliexpress?

Para proteger os compradores e minimizar os riscos de fraude a aliexpress conta com alguns mecanismos para assegurar que os consumidores não sejam lesados e fiquem no prejuízo. Caso a encomenda não chegue, vier estragada ou diferente do anúncio, o cliente deverá abrir uma disputa diretamente com o vendedor, explicar a situação e tentar resolver de forma amigável. Caso o vendedor se recuse a resolver o problema será necessário escalar a disputa na Aliexpress. Nesse caso o site analisará o ocorrido e fará a mediação para resolver o problema atuando como um juíz na resolução. Se for comprovado que o produto não chegou, que o vendedor agiu de má fé ou que o produto é diferente do anunciado, a Aliexpress retêm o dinheiro do vendedor e reembolsa o valor gasto para o cliente. É importante frisar que pode haver um reembolso parcial que poderá ser definido em comum acordo entre o consumidor e o vendedor, em situações que o produto não é exatamente o mesmo anunciado mas mesmo assim o consumidor deseja ficar com ele.

Como abro uma disputa e peço o reembolso?

Para abrir uma disputa na Aliexpress você deve acessar Painel -> Meus Pedidos e selecionar o pedido que teve problema. Clique no botão abrir disputa e selecione o motivo. Tente sempre conversar com o vendedor de forma amigável pois na maioria dos casos ele terá interesse em resolver. Se ele se recusar ou se você não estiver satisfeito com a solução será necessário escalar a disputa.

Em quanto tempo o meu dinheiro é devolvido?

Em média o reembolso é feito em 7 dias úteis.

 Impostos

Devo pagar taxa de importação quando o produto chegar ao Brasil?

Depende muito do produto. Coisas pequenas que não sejam eletrônicos tem mais chances de não serem tributadas mas isso é muito aleatório, em alguns casos produtos como celulares não são taxados. A fiscalização é feita por amostragem e oficialmente todo produto acima de $50 USD deve ser taxado. É importante ressaltar que o valor do imposto é definido pelo fiscal no momento da taxação e pode ser muito maior que o valor real. Nesse caso você tem o direito de solicitar a revisão do imposto cobrado junto à Receita Federal.

Se a minha encomenda está em Curitiba significa que serei taxado?

Na maioria dos casos sim mas isso não é uma regra. Poder ser que a sua encomenda que parada em Curitiba por muito tempo e seja liberada sem ser taxada.

Como saber se o pedido da Aliexpress foi taxado?

Você receberá uma notificação pelos correios informando para comparecer à agência para retirar a mercadoria. Somente após pagar os impostos é que a encomenda é liberada. Caso não concorde com os valores é você deverá solicitar a revisão do imposto cobrado e para isso é necessário preencher um formulário próprio disponível na  agência dos correios.

Qual o valor do imposto da Aliexpress?

O fiscal determina o valor da mercadoria e em cima desse valor é cobrado 60% de imposto federal mais o valor de ICMS cobrado por cada estado. O valor do ICMS incide sobre o valor total incluindo o imposto federal porém alguns estados não fazem a cobrança do ICMS. Acesse o site da Receita Federal para aprender mais sobre impostos de importação.

Posso pedir revisão do valor do imposto cobrado?

Sim. Para que o fiscal faça a revisão é necessário preencher um formulário disponível na agência dos correios. Junto com o formulário anexe uma cópia do email de confirmação do pedido, um printscreen da página onde comprou o produto e principalmente a cópia da fatura de cartão ou do boleto com o valor pago pela mercadoria.

Você ainda está com dúvidas sobre o Aliexpress? Escreva abaixo sua pergunta.

Deixe seu comentário: